Lilia Schwarcz e Djamila Ribeiro enceram temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento

Lilia Schwarcz e Djamila Ribeiro enceram temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento

Nesta terça-feira, 1º, a historiadora Lilia Schwarcz e a Mestre em Filosofia e pesquisadora Djamila Ribeiro encerram a temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento no Teatro Castro Alves (TCA). O encontro vai debater sobre o racismo e as perspectivas feministas negras.

Djamila discute como a perspectiva histórica e estrutural de desigualdades na sociedade brasileira, refletem a partir do feminismo negro sobre novos marcos de humanidade com pluralidade de pensamento na sociedade brasileira.

Para Lilia é preciso admitir o racismo para que tenha mudanças na sociedade. “O sistema escravocrata nos legou uma situação perversa que vem sendo recriada, na nossa contemporaneidade, por um perverso racismo estrutural e institucional. Não teremos uma república (uma res-publica) enquanto admitirmos o racismo”, declara.

Djamila Ribeiro é autora dos livros “Quem tem medo do feminismo negro” e “O que é lugar de fala”, que vendeu 50 mil exemplares. Já Lilia é professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e Global Scholar na Universidade de Princeton desde 2015, atua como curadora adjunta para histórias e narrativas no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e é colunista do jornal Nexo.

http://atarde.uol.com.br

Tivi FM 87.9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *