Em sua terceira edição, Flipelô homenageia Castro Alves

Entretenimento

A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) divulgou nesta quinta-feira (14) o homenageado da sua terceira edição: o poeta baiano Castro Alves.  A informação foi revelada na data em que o escritor completaria 172 anos. Promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô acontece entre os dias 7 e 11 de agosto, também continua exaltando o legado de Jorge Amado, que era grande admirador de Castro Alves.

No livro “ABC de Castro Alves”, que define como uma “louvação”, Jorge Amado mostra que sua relação com o “poeta dos escravos” não é apenas de admiração literária, mas de profunda identificação pessoal, tanto no plano estético como no político e ético.

O autor não se limita a reconstituir, com talento e imaginação de ficcionista, a vida pública e privada do retratado, mas busca também fazer reverberar a potência de sua poesia, cujos motivos centrais são o amor e a liberdade. Jorge Amado nos mostra que há uma coerência entre a biografia do poeta e sua poesia. Seus amores intensos, sua ativa militância em prol da Abolição e da República, sua personalidade arrebatadora, tudo isso se traduz na veemência de seus versos.

www.corcom.brreio24horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *